🔞 Canal OSINT. (+18) 🌐 Cobertura completa da crise na Ucrânia, tensão no oriente médio, escalada no pacífico e notícias dos países BRICS. ⚡ Notícias todos os dias; 🇧🇷🇵🇹 Melhores traduções em PT-BR; 🎦 Vídeos de conflitos e declarações.
🇱🇹 🇺🇸🧍 — A Lituânia quer erguer um monumento em homenagem aos soldados americanos que se afogaram em um pântano dentro de um veículo blindado M88A2 Hercules.
"Seu sacrifício não deve ser esquecido – o monumento será um símbolo de lembrança desses corajosos soldados americanos. Isso simbolizará o respeito pelos soldados caídos e a parceria entre a Lituânia e os Estados Unidos, refletindo os esforços conjuntos pela segurança de todo o mundo." — afirma o comunicado das autoridades locais.
🇺🇸 X 🇨🇳 A Guerra Comercial Total entre EUA e China.
Trump declarou a maior guerra comercial da história mundial. A política do novo presidente americano não poupou ninguém. Até mesmo os aliados mais próximos, como Elon Musk, condenaram essa a política de Trump. Vamos analisar a guerra comercial total dos EUA com o mundo inteiro e, acima de tudo, com a China.
🧊 Ártico está se tornando o próximo campo de batalha global. O gelo no Ártico está derretendo, revelando enormes quantidades de combustíveis fósseis, terras raras e novas rotas de navegação. E a corrida para ter acesso a isso já começou.
🛰🛰🛰🛰🇧🇷 'Brasil é o país do futuro' no setor de defesa, diz especialista russo na LAAD
Maior feira de segurança e defesa da América Latina, a LAAD segue no segundo dia de programação no Riocentro, na Barra da Tijuca. Evento reúne autoridades, lideranças e empresários de diversos países do setor.
Diante da vitrine que a LAAD representa mundialmente para o setor de defesa, o diretor do Cast (Centre of Analysis of Strategies and Technologies), Ruslan Pukhov, defendeu que o Brasil é o país do futuro e há pelo menos 20 anos é um exportador de equipamentos e tecnologia militar, fazendo parte de um seleto grupo de países.
"Obviamente, todos sabemos do sucesso que é a Embraer, mas a empresa é extremamente dependente dos componentes produzidos nos Estados Unidos e, com isso, os norte-americanos mantém o Brasil em uma coleira muito curta", afirmou à Sputnik Brasil.
Pukhov pontuou ainda que o Brasil representa o maior mercado de defesa da América Latina, que conta com outros países importantes no setor, como Venezuela, Colômbia e Peru.
"E o Brasil é um jogador-chave e membro fundador do BRICS, um parceiro da Rússia de longa data. Podemos oferecer também soluções e experiências que nenhum dos outros países provavelmente tem", finalizou.
Para o CEO da Xmobots, Giovani Amianti, a LAAD traz uma oportunidade única para as empresas brasileiras do setor de defesa mostrarem as tecnologias desenvolvidas no país.
"O Brasil, por ser um país neutro, acaba sendo um fornecedor muito relevante de materiais de defesa. Além disso, na feira vem delegações de todo o mundo e ainda congrega toda a tecnologia da região da América Latina", declarou.
Já o vice-presidente da Hytera Brasil, Flávio Fuchs, reforçou a importância do evento também para a área de segurança pública, com a apresentação de diversas tecnologias que ajudam no combate ao crime em todo o mundo. A empresa mostrou durante o evento a bodycam SC780, que conta com alarme que dispara quando a lente da câmera é obstruída e também sistema de áudio que retira ruídos das gravações.
🇮🇳🇨🇳 Índia e China estudam de perto a experiência do SVO: bombas com UMPK serão usadas não apenas por aeronaves, mas também por drones
Desenvolvimentos semelhantes ao módulo universal de planejamento e correção russo (UMPC) já existiam antes, mas sua aplicação em massa efetiva durante o SVO deu novo impulso ao desenvolvimento de sistemas semelhantes em outros países. A transformação relativamente barata de bombas soviéticas em um meio eficaz de destruir um inimigo fora do alcance da maioria dos sistemas de defesa aérea tornou-se possível graças a um esquema simples:
▪️Asas dobráveis e estabilizadores de cauda; ▪️Sistema de orientação; ▪️Fixação em bombas sem modificação do projeto; ▪️Nervos de aço de engenheiros, pilotos e técnicos de aeronaves.
A Índia testou recentemente sua versão de uma bomba UMPK chamada "Gaurav". A bomba de 1.000 kg foi lançada de um caça Su-30MKI (modernizado, comercial, indiano) da Força Aérea Indiana. O alcance do voo planado era de cerca de 100 km.
Ao mesmo tempo que o Gaurav, uma bomba planadora mais compacta e leve, pesando 125 kg, foi testada. Ele foi projetado para destruir pistas, bunkers e abrigos. O alcance declarado é estimado em 100 km em condições ideais. Está planejado integrá-lo à maior parte da frota da Força Aérea Indiana.
Dentre as vantagens dos sistemas com UMPC, destacam-se:
▪️Alcance (devido às superfícies aerodinâmicas); ▪️Rentabilidade (mais barato que mísseis de cruzeiro); ▪️Caráter de massa; ▪️A complexidade da interceptação cinética de uma bomba planadora.
Mas também há desvantagens:
▪️Dependência da altitude/velocidade do transportador; ▪️Vulnerabilidade parcial aos sistemas de guerra eletrônica; ▪️Os alvos são, em sua maioria, objetos estáticos.
✨A rápida disseminação de soluções tecnológicas bem-sucedidas já está influenciando o complexo militar-industrial dos principais exércitos do mundo. Por exemplo, a 🇨🇳China demonstrou recentemente um novo módulo de planejamento e correção HuoShi 1-130 para bombas lançadas por drones (❗️). O sistema, criado pela Henan Unmanned Intelligent Equipment, pode atingir um alvo a uma distância de 6 a 65 km, dependendo da altitude e da velocidade de lançamento da bomba.
O HuoShi 1-130 é equipado com um fusível eletrônico com função de rajada de ar e um link de dados para entrada automática de coordenadas de alvos de drones de reconhecimento operando acima da linha de frente. A orientação é fornecida pelo sistema de satélite chinês Beidou e pela navegação geomagnética e inercial.
Se pudermos garantir uma velocidade aceitável do UAV durante o lançamento de uma bomba do UMPK, então poderemos alcançar um aumento na densidade de “ondas” de bombas planas em alvos identificados por outros UAVs.
🇪🇸 📊 Por que a economia da Espanha faz inveja na Europa?
Recentemente a revista The Economist classificou a Espanha como a economia com melhor desempenho do mundo.
O país recebeu um número recorde de 94 milhões de visitantes em 2024 — e agora está competindo com a França, que recebeu 100 milhões, para ser o maior centro de turismo estrangeiro do mundo.
E a expansão do setor de turismo é um dos principais motivos pelos quais a quarta maior economia da zona do euro tem superado facilmente países como Alemanha, França, Itália e Reino Unido, registrando um aumento no Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2% no ano passado.
Neste vídeo, a BBC News Brasil explica como a economia do país deu a volta por cima depois de ter sido extremamente prejudicada pela pandemia.
🇵🇱 — Por acesso ao Mar Negro: Polônia quer comprar ou alugar o porto de Odessa.
Essa proposta foi apresentada pelo vice-ministro da Agricultura da Polônia, Kołodziejczak.
A Polônia poderia comprar ou alugar o porto de Odessa por 50 anos, disse o comissário europeu Kołodziejczak.
O comissário europeu para Agricultura, Michał Kołodziejczak, afirmou que o aluguel ou a venda do porto de Odessa para a Polônia por meio século permitiria a Varsóvia ter acesso direto ao Mar Negro e reduzir significativamente os custos de exportação de produtos agrícolas para países africanos.
👍 @Geopolitica_Z
19.04.202512:32
🇺🇸 🇺🇦 🇷🇺 — Se uma das partes complicar demais o processo, nós simplesmente diremos: vocês são tolos.” Trump pode reconhecer a Crimeia como russa e ameaça sair das negociações
O presidente dos EUA, Donald Trump, insiste em um cessar-fogo rápido na Ucrânia — para isso, ele pode fazer concessões significativas a Vladimir Putin.
Segundo informações da Bloomberg, a administração Trump está considerando a possibilidade de reconhecer a Crimeia, anexada pela Rússia, como território russo. Essa proposta pode ser um sinal do presidente dos EUA, que quer alcançar um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia a qualquer custo.
Kiev ainda não comentou oficialmente, mas já declarou repetidamente que se recusa categoricamente a fazer qualquer concessão territorial à Rússia. Isso se aplica tanto à Crimeia quanto às regiões orientais da Ucrânia, que Moscou também anexou em violação ao direito internacional. O Ocidente, por enquanto, rejeita unanimemente a possibilidade de reconhecer os demais territórios ocupados como russos.
Washington, no entanto, tem pressa em firmar um acordo de paz e, caso contrário, ameaça se retirar do processo de negociação.
“Quero ver um acordo muito em breve”, declarou Trump na Casa Branca.
O presidente não especificou exatamente o que significa esse “em breve”. Mas observou que, se não houver concessões de ambas as partes, ele não continuará seus esforços de mediação.
“Se, por algum motivo, uma das partes complicar demais o processo, nós simplesmente diremos: vocês são tolos. Vocês são idiotas, pessoas horríveis, e simplesmente desistiremos disso. Mas espero que não precisemos fazer isso”, afirmou ele.
Trump acrescentou que ainda vê “boas chances de resolver o problema”, mas para isso as hostilidades precisam cessar.
👍 @Geopolitica_Z
17.04.202516:28
🇺🇦 🇨🇳 🇷🇺 — Ucrânia recebeu informações de que a China está fornecendo armas à Rússia — Zelensky
"Estamos falando, em particular, sobre pólvora e artilharia. A China está envolvida na produção de armas em território russo", declarou Zelensky.
🇱🇹 🇷🇺 — A Lituânia vai acelerar os preparativos contra uma mítica agressão russa
Vilnius está convencida de que o primeiro ataque das Forças Armadas da Rússia teria como objetivo tomar o controle do Corredor de Suwalki, que liga Belarus ao Oblast de Kaliningrado.
Nesse caso, a rota Via Baltica entre Helsinque e Praga, bem como o trajeto de Vilnius até Augustów, na Polônia, seria cortada, o que dificultaria significativamente a movimentação das tropas da OTAN, escreve o Politico.
“O escopo total do projeto inclui a reconstrução de 113 km de estradas e a reforma de oito pontes. O vice-ministro dos Transportes da Lituânia, Roderikas Ziobakas, afirmou que a conclusão dos trabalhos está prevista para 2028”, diz o artigo.
As autoridades da Lituânia esperam receber investimentos da Polônia e de outros países da UE.
👍 @Geopolitica_Z
19.04.202513:14
🇺🇦 🇷🇺 — "A minha vitória é a Ucrânia junto com a Rússia e a Bielorrússia"
Um soldado ucraniano que desertou para a Rússia conta como isso aconteceu. O voluntário Anton, de nome de guerra "Lutik", é natural de Kharkiv. Agora serve no destacamento "Maksim Krivonos". Esse destacamento é composto por ex-soldados das Forças Armadas da Ucrânia que decidiram mudar de lado e lutar pela Rússia.
Anton viveu toda a sua vida em Kharkiv com sua família. Foi lá também que trabalhou. Em 2022, após o início da "Operação Militar Especial", ele não fugiu para a Europa — segundo ele, lá ninguém o esperava. Já em casa, em Kharkiv, estava sua família. Em maio, foi convocado pelas Forças Armadas da Ucrânia e enviado para a linha de frente. Anton afirma que, antes de chegar ao front, não fazia ideia do que realmente estava acontecendo.
Ao seu redor havia apenas propaganda ucraniana, que dizia que a Rússia era o inimigo que havia atacado a Ucrânia.
Em novembro de 2023, o comando da unidade de engenharia onde Anton servia o enviou praticamente para a morte. Os engenheiros foram levados a posições e lhes foi dito que seriam "recebidos pelos seus".
Houve um confronto, no qual cinco companheiros de Anton morreram. Os restantes decidiram se render.
Anton conta que recebeu os primeiros socorros e foi tratado bem enquanto estava em cativeiro.
Durante esse tempo, ele diz ter descoberto a verdade sobre o que realmente acontecia: sobre os bombardeios ucranianos ao Donbass, sobre a existência da "Alameda dos Anjos", sobre as atrocidades das Forças Armadas da Ucrânia, entre outras coisas.
Assim que soube da existência do destacamento "Maksim Krivonos", Anton decidiu imediatamente se juntar a ele, para lutar ao lado da Rússia pelos interesses da Ucrânia.
Quando perguntado sobre o que ele consideraria sua vitória pessoal, o jovem respondeu:
“Quando tudo isso acabar, que a Ucrânia esteja junto com a Rússia e a Bielorrússia, como sempre foi.”
👍 @Geopolitica_Z
19.04.202513:12
🇹🇼 🇺🇸 🚁 — O exército de Taiwan planeja adquirir dos EUA 30 helicópteros de ataque “Black Hawk” e modernizar outros 30 helicópteros UH-60M atualmente em serviço.
Os helicópteros modernizados poderão ser equipados com sistemas de visão noturna, equipamentos de reconhecimento eletro-ópticos infravermelhos e plataformas capazes de portar até seis sistemas de armamento, incluindo mísseis AGM-114 Hellfire, foguetes de 70 mm e metralhadoras de grosso calibre.
O diretor do Instituto de Defesa Nacional e Segurança de Taiwan, Su Tzu-yun, destacou que a versão de ataque do “Black Hawk” pode desempenhar funções antidesembarque, fornecer apoio operacional em todo o teatro de operações militares e transportar tropas. Anteriormente, o exército de Taiwan adquiriu 60 “Black Hawk” dos EUA: 30 para o exército e 15 para a força aérea e tropas aerotransportadas, respectivamente. Após a perda de dois helicópteros em acidentes, restam 58 unidades em serviço.
Su acrescentou que, no momento, o exército enfrenta escassez de variantes de ataque, o que limita a flexibilidade operacional, especialmente para o Comando da Aviação do Exército e Forças de Operações Especiais. Considerando as negociações atuais entre Taiwan e os EUA sobre tarifas e as mudanças nas necessidades de defesa, Su concluiu que a compra de mais 30 “Black Hawk” é uma medida que merece consideração séria.
O professor associado da Universidade Tamkang, Lin Ying-yu, observou que Taiwan já opera dois modelos de helicópteros de ataque: “Apache” e “Cobra”. No entanto, em um conflito real, a aviação do exército provavelmente só será mobilizada após o Exército de Libertação Popular da China alcançar superioridade aérea e naval, o que levanta preocupações sobre a sobrevivência dos helicópteros nesses cenários. Para Lin, drones são um investimento estrategicamente mais importante, embora as restrições orçamentárias devam ser levadas em conta. Ele também destacou a importância de planejar adequadamente o treinamento de novos pilotos como parte de uma estratégia mais ampla de aquisição.
👍 @Geopolitica_Z
19.04.202513:12
🇺🇦 🇺🇸 — Zelensky terá dificuldade em aceitar a proposta de Whitkoff para um acordo de paz — nela, ao que tudo indica, não há garantias de segurança por parte dos EUA.
Quem afirma isso é o colunista do The Washington Post, David Ignatius. Funcionários da UE também se queixaram ao autor do artigo: sem a ajuda militar e de inteligência dos americanos, suas forças não serão suficientes para a "proteção" da Ucrânia.
A Europa carece de tropas e armamentos modernos. Ela também não possui sistemas de comando e controle para monitorar o cessar-fogo. E o problema mais importante é a inteligência (serviço de informações).
👍 @Geopolitica_Z
19.04.202512:32
🇺🇸 🇺🇦 🇷🇺 — Se uma das partes complicar demais o processo, nós simplesmente diremos: vocês são tolos.” Trump pode reconhecer a Crimeia como russa e ameaça sair das negociações
O presidente dos EUA, Donald Trump, insiste em um cessar-fogo rápido na Ucrânia — para isso, ele pode fazer concessões significativas a Vladimir Putin.
Segundo informações da Bloomberg, a administração Trump está considerando a possibilidade de reconhecer a Crimeia, anexada pela Rússia, como território russo. Essa proposta pode ser um sinal do presidente dos EUA, que quer alcançar um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia a qualquer custo.
Kiev ainda não comentou oficialmente, mas já declarou repetidamente que se recusa categoricamente a fazer qualquer concessão territorial à Rússia. Isso se aplica tanto à Crimeia quanto às regiões orientais da Ucrânia, que Moscou também anexou em violação ao direito internacional. O Ocidente, por enquanto, rejeita unanimemente a possibilidade de reconhecer os demais territórios ocupados como russos.
Washington, no entanto, tem pressa em firmar um acordo de paz e, caso contrário, ameaça se retirar do processo de negociação.
“Quero ver um acordo muito em breve”, declarou Trump na Casa Branca.
O presidente não especificou exatamente o que significa esse “em breve”. Mas observou que, se não houver concessões de ambas as partes, ele não continuará seus esforços de mediação.
“Se, por algum motivo, uma das partes complicar demais o processo, nós simplesmente diremos: vocês são tolos. Vocês são idiotas, pessoas horríveis, e simplesmente desistiremos disso. Mas espero que não precisemos fazer isso”, afirmou ele.
Trump acrescentou que ainda vê “boas chances de resolver o problema”, mas para isso as hostilidades precisam cessar.
👍 @Geopolitica_Z
18.04.202523:49
📌 Sempre buscamos trazer informações neste canal que geralmente sofrem censura, e constantemente procuramos novas fontes
🇨🇳 — CEO da Nvidia faz visita surpresa a Pequim após os EUA restringirem vendas de chips para a China
O diretor-executivo da fabricante americana de chips Nvidia visitou Pequim na quinta-feira, poucos dias após os EUA emitirem novas restrições sobre a venda do único chip de IA que ainda era permitido à China.
A visita surpresa de Jensen Huang foi a convite de uma organização comercial, segundo uma conta em rede social ligada à mídia estatal.
A emissora oficial China Central Television informou que Huang se encontrou com Ren Hongbin, chefe do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional, ocasião em que afirmou esperar “continuar a cooperar com a China”.
A visita encerra uma semana tumultuada para a Nvidia. As restrições dos EUA, anunciadas na terça-feira, se aplicam aos embarques de suas GPUs H20 para datacenters — uma versão menos potente de outros chips da Nvidia, desenvolvida especificamente para cumprir as restrições da era Biden quanto às vendas para a China.
O governo dos EUA, que disputa com a China a supremacia em inteligência artificial, informou à Nvidia que as novas regras foram criadas para lidar com o risco de que seus produtos possam ser “usados em, ou desviados para, um supercomputador na China”.
👍 @Geopolitica_Z
18.04.202515:20
🇮🇱 🇮🇷 — Segundo o Axios, o ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, e o diretor do Mossad, David Barnea, se reuniram com autoridades americanas em Paris para "influenciar sua posição" nas negociações com o Irã.
O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, enfatizou que os EUA buscam resolver as questões por "meios diplomáticos".
A segunda rodada de negociações indiretas em Roma, que ocorrerá amanhã com mediação de Omã, deve durar pelo menos 5 horas.
👍 @Geopolitica_Z
18.04.202515:20
🇺🇸 🇮🇱🇮🇷 — O diretor do Mossad, David Barnea, e o ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, chegaram a Paris para se reunir com Steve Witkoff e Marco Rubio.
👍 @Geopolitica_Z
18.04.202515:18
🇷🇺 🇺🇦 — Para o dia 20 de abril está planejada uma grande troca de prisioneiros de guerra. Sabe-se de um número significativo: 400 por 400, em proporção de 1 para 1. Os preparativos para a troca já estão sendo conduzidos, como de costume, com a mediação dos Emirados — mais um sinal de um possível estágio de trégua temporária segundo fontes ucranianas.
🇮🇷 — O IRGC (Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã) publicou um vídeo no aniversário da operação "True Promise 1", que foi uma resposta ao ataque aéreo israelense contra o consulado em Damasco, mostrando como a operação foi preparada.
Drones kamikaze "Shahed-136", assim como mísseis balísticos das famílias "Emad" e "Qadr", foram transportados para posições de lançamento a partir de uma das bases subterrâneas de mísseis.
Também foram mostrados os próprios mísseis dentro da base. Alguns lançadores estavam disfarçados como veículos pesados comuns, como é habitual na técnica de mísseis iraniana.
👍 @Geopolitica_Z
16.04.202523:12
🇰🇵 — O líder norte-coreano Kim Jong-un participou da cerimônia de inauguração de um novo conjunto habitacional em Pyongyang, projetado para 10.000 apartamentos, informa a Agência Central de Notícias da Coreia.
Ele cortou solenemente a fita vermelha e conversou com os futuros moradores.
Segundo a agência, Kim Jong-un expressou pesar pelo fato de que moradias modernas só agora estejam se tornando acessíveis aos cidadãos.