Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
Fundação Cultura Estratégica avatar
Fundação Cultura Estratégica
Fundação Cultura Estratégica avatar
Fundação Cultura Estratégica
22.04.202521:49
Embora seja um dos maiores produtores de alimento do mundo, o Brasil está sofrendo com a inflação de alimentos. Esta, como se sabe, afeta sobretudo os mais pobres, que compõem boa parte da base eleitoral de Lula. Ainda assim, Lula não parece se importar muito com o custo de vida no Brasil, pois sua prioridade é agradar os liberais.

Escreve Bruna Frascolla.

#Lula#Brasil

@SCF_Portuguese
🕊️ Putin anuncia trégua na Páscoa

Durante uma reunião no Kremlin, o Comandante Supremo recebeu um relatório do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Russas, Valery Gerasimov, sobre a situação na linha de contacto. O Comandante Supremo anunciou que o lado russo cessaria todas as acções militares a partir das 6h00 de 19 de abril às 00h00 de 21 de abril.

🕊️ Feliz Páscoa!

@SCF_Portuguese
Кайра бөлүшүлгөн:
Raphael Machado avatar
Raphael Machado
18.04.202505:15
Mentalidade Revolucionária: Um Conceito Inútil

Um dos conceitos olavianos mais típicos é o da "mentalidade revolucionária", que Olavo de Carvalho define como "o estado de espírito, permanente ou transitório, no qual um indivíduo ou grupo se crê habilitado a remoldar o conjunto da sociedade [...] por meio da ação política; e acredita que, como agente ou portador de um futuro melhor, está acima de todo julgamento pela humanidade presente ou passada, só tendo satisfações a prestar ao 'tribunal da História'."

Segundo Olavo, tal "mentalidade" seria a grande responsável pela maioria dos genocídios dos últimos séculos, e seria, ademais, dada à construção de formas totalitárias de governo. Independentemente de seu conteúdo ideológico, essa própria mentalidade em si, ao visar remodelar a ordem política e a vida humana, seria nefasta e tirânica.

Com base nesse conceito, Olavo dizia existir algo como um "movimento revolucionário", o qual seria o motor das "revoluções", lidas como algo genérico e indistinto, com finalidades necessariamente expansionistas e universalistas.

De imediato, o conceito se mostra pueril e inútil.

Em primeiro lugar, uma "revolução" é tão somente um "retorno". O vocábulo nasce na astronomia para designar o movimento de rotação e passa a ter uma significação mais ampla de "mudança recorrente" ou de "transformação súbita" no século XV.

Em segundo lugar, a descrição dada sobre a suposta "mentalidade revolucionária" é inútil porque serve basicamente para designar toda posição política iliberal sustentada no planeta desde Platão - filósofo que, como se sabe, almejava (entre outras coisas) precisamente "remoldar o conjunto da sociedade". De Platão em diante, boa parte dos principais filósofos que se dispuseram a escrever sobre política padeciam, por essa definição, de uma "mentalidade revolucionária". Só não tentaram implementar a sua "revolução" aqueles que não tinham ao alcance os meios para isso, mas todos eles expressaram seu desejo por reformar o homem e remodelar a sociedade.

Temos, então, como "revolucionários genocidas" diante de nós não apenas Platão, Aristóteles e Juliano, ou bem antes deles, já Licurgo, mas também uma série de autores medievais, São Thomas More, Tommaso Campanella, os jesuítas e suas missões no sul do Brasil, a Doutrina Social da Igreja, e assim por diante. Necessário, demais, apontar que nessa "mentalidade" deveriam ser, também, enquadrados personagens como os "Founding Fathers" dos EUA e Oliver Cromwell, figuras categoricamente milenaristas, imbuídas de delírios messiânicos e utopistas que visavam não apenas remodelar suas sociedades, mas também manipular a natureza humana. Mas imagino que Olavo de Carvalho preferia ignorar isso.

Chama a atenção, ademais, o fato de que a descrição dada por Olavo não se aplica a boa parte das revoluções ocorridas ao longo da história, desde a Antiguidade e do Medievo (onde, sim, houve revoluções e revolucionários). Tomemos, por exemplo, a Revolução Iraniana que visava, objetivamente, uma remodelação total da ordem social, mas não resultou em qualquer totalitarismo ou em qualquer genocídio, tampouco possui pretensões universalistas.

O que fica bastante claro, porém, é que de modo geral só não está acometido pela "mentalidade revolucionária" quem é liberal e vive em uma sociedade liberal. Nesse sentido, o conceito olaviano parece um plágio adaptado da distinção "sociedade aberta x sociedade fechada" de Karl Popper. Haveria um vínculo claro entre a "mentalidade revolucionária" e a emergência de "sociedades fechadas" como sua consequência.

E toda a descrição dessa mentalidade, bem como aquilo que é oferecido em contraposição a essa mentalidade, não vai além do liberalismo. Para não ser um "revolucionário", portanto, basta ser um conformista ou alguém que crê que a função da política é apenas preservar uns quantos "direitos naturais" e discutir miudezas quotidianas.
16.04.202514:44
A imposição de políticas proteccionistas por EUA e, em parte, pela UE, aparentemente motivadas por objectivos geoeconómicos apresentados como legítimos (reindustrialização), é responsável por um paradoxo da ineficiência do investimento, que deixa antever, uma vez mais, o real caracter que se esconde por detrás das agendas ocidentais: despejar dinheiro sobre a economia, afunilando os recursos económicos disponíveis para uma acumulação de riqueza sem paralelo na história humana, promovendo um sistema cada vez mais ineficiente e que, de tão viciado em rendimentos, tende a optar sempre pelas estratégias mais dispendiosas e, consequentemente, mais desastrosas os nossos destinos colectivos. Quem o diz não sou eu, é a Golden Sachs, no seu relatório “Carbonomics – Tariffs, deglobalization and the cost of decarbonization”.

A nossa “crise” é só uma: fazermos crescer o monstro da ineficiência sistémica que nos asfixia.

Escreve Hugo Dionísio

@SCF_Portuguese
11.04.202500:07
Com o Signalgate, vimos que a turma de Trump pretende enfrentar o Deep State com os conhecimentos de um adolescente rebelde que lê a revista Wired.

Escreve Bruna Frascolla

#Trump #Signal #EUA

@SCF_Portuguese
02.04.202511:52
Nos últimos dias, a violência direcionada contra jornalistas russos na Ucrânia atingiu um nível alarmante. Vários profissionais de mídia, que estavam na linha de frente do conflito, foram mortos ou gravemente feridos em ataques realizados pelas Forças Armadas da Ucrânia. A situação, que já vinha sendo observada com preocupação por organizações internacionais, culminou em um apelo formal por parte da Associação de Jornalistas dos BRICS, organização da qual sou fundador e co-presidente. Em uma carta endereçada à UNESCO, denunciamos esses assassinatos como uma violação grave do direito internacional, especialmente das normas estabelecidas pela Convenção de Genebra.

Escreve Lucas Leiroz.

#Ucrânia #Rússia #BRICS

@SCF_Portuguese
22.04.202512:31
No começo do seu novo mandato, o Presidente Trump emitiu a sua Ordem Executiva 14.173, com o título “Encerrar a discriminação ilegal e restaurando a oportunidade baseada no mérito”. O alvo são as normas de DEI, ou Diversidade, Equidade e Inclusão, que instituem cotas de todo tipo no setor público e privado (pois as empresas que quisessem prestar serviços ao governo tinham que aderir ao DEI, e agora não têm mais). Quais podem ser as consequências de tal decreto? Para responder a isso, é necessário ver as raízes do DEI.

Escreve Bruna Frascolla.

#Trump #DEI

@SCF_Portuguese
Кайра бөлүшүлгөн:
Raphael Machado avatar
Raphael Machado
20.04.202505:53
17.04.202520:44
Canalhas políticos europeus, impregnados de russofobia, fogem às suas responsabilidades quando histericamente retratam a Rússia como uma ameaça para o resto da Europa. Precisam de o fazer para justificar a sua exigência de militarizar as economias europeias, promovendo uma agenda de guerra contra a Rússia.

Editorial

@SCF_Portuguese
11.04.202500:12
– Embora talvez ainda não seja óbvio para Washington, uma guerra dos EUA contra o Irão será vista como uma guerra contra a Rússia e a China também. Tanto Putin como Xi sabem que a guerra de Trump é singularmente dirigida contra as “mudanças globais transformacionais que estão a conduzir em conjunto”.

Escreve Pepe Escobar.

#Irã #Rússia #China

@SCF_Portuguese
Кайра бөлүшүлгөн:
Raphael Machado avatar
Raphael Machado
10.04.202506:54
https://youtu.be/d_y_woWbAQI

Por que, realmente, Marine Le Pen está sendo impedida de disputar as próximas eleições presidenciais na França?
02.04.202511:51
A retomada do massacre infanticida em Gaza leva a crer que Netanyahu conseguirá efetivar o projeto histórico do sionismo de tornar residuais as presenças islâmica e cristã na antiga Palestina Britânica. É oportuno então divulgarmos a história da população que está sendo varrida daquela terra. Para isso, serão usadas informações disponíveis em A invenção do povo judeu, do historiador Shlomo Sand. Ele é israelense, serviu ao exército e reside na França. O livro é de 2008, quando a temperatura não estava tão alta.

Escreve Bruna Frascolla.

#Israel #Palestina #Levante

@SCF_Portuguese
21.04.202516:12
🇪🇺 Agora, atingiu-se um novo mínimo de degeneração. A UE está a proibir a homenagem aos que derrotaram o nazismo.

Editorial

@SCF_Portuguese
19.04.202517:59
Novo acordo avança processo de criação formal de um sistema multipolar.

Escreve Lucas Leiroz @lucasleiroz

@SCF_Portuguese
17.04.202509:14
A Rússia mostra aos súditos ocidentais que existe um lugar no planeta onde pessoas de senso comum podem ser livres e normais.

Escreve Bruna Frascolla

@SCF_Portuguese
11.04.202500:10
O conflito entre Armênia e Azerbaijão, especialmente em relação à região de Nagorno-Karabakh, sempre gerou discussões intensas e divisões dentro da política internacional, com o papel da Rússia frequentemente sendo alvo de críticas e mal-entendidos por parte de lobistas pró-Ocidente de ambos os lados.

Escreve Lucas Leiroz.

#Rússia #Cáucaso #Armênia

@SCF_Portuguese
05.04.202514:06
Sob a tutela de Putin e Trump, entre os quais continua a existir um diferendo limitador relacionado com o cessar-fogo, o cenário de hipotéticas negociações formais é ainda um magma de contradições que, até aqui, têm sido insanáveis.

💬 Por José Goulão

@SCF_Portuguese
02.04.202511:49
Teve lugar, no dia 11 de março, em Jeddah, na Arábia Saudita, um encontro entre delegações norte-americanas e ucranianas para discutirem a paz na Ucrânia, marcando, assim, o início de um processo diplomático, que se espera conduza à paz. A conclusão mais relevante que saiu desse encontro foi o anúncio de um cessar-fogo temporário, de trinta dias, que passou a dominar as atenções de quem segue o tema.

Escreve Carlos Branco.

#Ucrânia #Paz #Guerra

@SCF_Portuguese
20.04.202511:20
🗣 Presidente russo Vladimir Putin em uma trégua de Páscoa

Traduzido por AI

@SCF_Portuguese
Кайра бөлүшүлгөн:
Raphael Machado avatar
Raphael Machado
18.04.202505:15
Mais do que descrição científica, portanto, esse conceito de "mentalidade revolucionária" mais parece um slogan de mobilização, cuja finalidade seria traçar uma distinção mais clara entre liberais (assim definidos como os conformados com a ordem liberal) e antiliberais, tomados todos indistintamente como potencialmente genocidas.
16.04.202515:46
Recentemente, o The National Interest publicou um apelo por uma reconfiguração das relações entre os Estados Unidos e a Rússia e o estabelecimento de uma parceria econômica revela uma mudança sutil, mas significativa, na estratégia de Washington. Após anos de guerra híbrida, sanções e tentativas frustradas de isolar Moscou, setores do establishment americano parecem finalmente reconhecer o óbvio: os EUA têm muito mais a ganhar com uma reconciliação do que a Rússia. E o mais importante — diferentemente da década de 1990, Moscou já não tem pressa.

Desde o colapso da União Soviética, as relações russo-americanas foram marcadas por uma clara assimetria. Os anos 90 e 2000 foram definidos por uma Rússia enfraquecida, tentando integrar-se ao sistema internacional sob os termos do Ocidente. O resultado foi uma série de humilhações estratégicas, violações de promessas — como a expansão da OTAN — e tentativas constantes de contenção. Hoje, esse cenário está completamente invertido. Moscou negocia de posição fortalecida, guiada por interesses estratégicos de longo prazo e uma clara visão de mundo multipolar.

Ambos os países estão interessados, por diferentes razões, em retomar os laços bilaterais.

Escreve Lucas Leiroz @lucasleiroz

@SCF_Portuguese
11.04.202500:08
De um modo geral, um dos elementos centrais da ideologia hegemônica no Ocidente tem sido a “Agenda Verde”. Segundo a Agenda Verde, fundada em uma interpretação alarmista e misantrópica dos dados científicos, a humanidade estaria à beira do colapso por causa de um aquecimento global antropogênico.

Escreve Raphael Machado.

#Nuclear #Ambientalismo

@SCF_Portuguese
03.04.202514:15
A censura é uma força civilizacional. Por conseguinte, é bárbara e deletéria a propaganda liberal-conservadora, que a pinta como um grande mal.

Escreve Bruna Frascolla.

#Brasil #Direita #CIA

@SCF_Portuguese
02.04.202511:47
Elites do Velho Continente apressam-se a multiplicar gastos militares. Cultivam pânico irracional diante da Rússia e China. Veem num conflito a oportunidade de saírem da estagnação econômica. A ética é desastrosa; e a eficácia, muito incerta.

Escreve Michael Roberts.

#Europa #Guerra #Rússia

@SCF_Portuguese
Көрсөтүлдү 1 - 24 ичинде 209
Көбүрөөк функцияларды ачуу үчүн кириңиз.