Raul Kodama é um dos heróis nikkeis que lutaram pelo Brasil na 2ª Guerra Mundial. Devido à sua descendência oriental, teve seu patriotismo posto à prova ao combater o Japão, terra de seus pais.
Filho primogênito de Ryoichi Kodama, Raul tinha apenas 9 anos quando sua família veio para o interior de São Paulo, estabelecendo-se na cidade de Presidente Prudente, onde seu destino começou a ser traçado. Tornou-se escoteiro e, aos 22 anos, já havia concluído o Tiro de Guerra. No início de 1944, aos 28 anos, foi convocado para a guerra, integrando o 60º Grupo de Artilharia de Dorso, onde logo foi promovido a cabo.
Desembarcou em Nápoles, na Itália, e seguiu para Livorno, Pistoia e Porreta Terme. Fez parte da 2ª Bateria do 10º Grupo do 20º Regimento de Obuses Auto-Rebocados. Servindo na artilharia, foi responsável por distribuir munição e comandar comboios no transporte de soldados. Permaneceu na Europa até 1945, quando foi ferido na perna e transferido para tratamento nos Estados Unidos. Após um curto período, retornou ao Brasil, onde foi reformado.
Em São Paulo, no ano de 1958, casou-se com Alice Yoko Yoshime, com quem teve dois filhos, Nelson e Aristeu Kodama.