Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
PCP avatar
PCP
PCP avatar
PCP
07.04.202522:10
🏥 No passado fim de semana estiveram 7 urgências pediátricas fechadas, não aceitamos.

💸O Governo mais uma vez toma a opção ideológica de favorecer os grupos privados da doença e transferiu para os mesmos metade do orçamento da saúde.

👉Qual é o problema do SNS? É um problema de gestão? Não, é falta de profissionais. Só este fim-de-semana tivemos 7 urgências pediátricas encerradas, isto não pode ser! É preciso dignificar carreiras, e que o Estado fixe profissionais.
18.03.202518:32
🚨As PPPs, as privatizações, as concessões levam todas à promiscuidade.
💸Os casos do governo também são a sua política.

🚩👉João Ferreira no Canal Now
17.03.202516:46
🚨👉Um belo negócio para a CUF, um belo negócio para os Mellos. O governo decidiu privatizar quase 20% dos Centros de Saúde.

🚩👉Intervenção de Paulo Raimundo no Almoço do 104º Aniversário do PCP em Arraiolos
14.03.202518:01
Nos grandes comícios realizados em Lisboa e Gondomar, Paulo Raimundo manifestou «confiança na força dos trabalhadores e das massas populares».
👉 Lê aqui: https://www.avante.pt/pt/2676/emfoco/178913/%C2%ABAqui-estamos-determinados-e-confiantes%C2%BB.htm
🗞 Assina o Avante! — https://www.avante.pt/pt/2676/?tpl=180
"Este Governo faz sempre questão de demonstrar o profundo desprezo: pelos trabalhadores e os reformados, cujos salários e pensões não dão até ao fim do mês; pelos jovens que não conseguem sair da casa dos pais; pelos utentes que aguardam de madrugada ao frio e à chuva por uma consulta"
Paula Santos

👉 Vê aqui a intervenção completa
🧽🪣🕢PCP propôs: garantir o pleno reconhecimento dos direitos laborais e maior proteção social aos trabalhadores contratados ao abrigo do contrato de serviço doméstico

❌ Rejeitada

Votos contra: PSD, IL e CDS
Abstenção: PS

👉 Vê mais aqui
No dia 20 de Março de 2003 os Estados Unidos e alguns dos seus aliados lançaram uma pesada campanha de bombardeamento aéreo «Choque e pavor» contra as principais cidades do Iraque.
A invasão de 2003 foi uma guerra de agressão que violou o Direito Internacional e a Carta da ONU e desrespeitou todos os seus mecanismos. Uma guerra baseada numa gigantesca operação de mentiras difundidas pelos EUA e por outras potências invasoras em que o Governo PSD/CDS, de Durão Barroso, envolveu o nosso país, nomeadamente ao acolher nas Lajes a Cimeira da guerra, com Bush, Blair e Aznar.
O balanço é trágico. À devastação provocada por mais de uma década de mortíferas sanções, somaram-se as destruições provocadas pela guerra, com muitos milhares de mortos; o caos provocado e fomentado pelas forças de ocupação; a pilhagem dos recursos económicos e bens culturais do país; e milhões de refugiados e desalojados. Um cenário infelizmente repetido noutros países alvo das guerras de agressão dos EUA e outras potências da NATO.
Enquanto PSD, PS, IL e CDS enchem a boca com discursos sobre "valorizar os professores" e "defender a escola", na prática, rejeitam medidas concretas para resolver os problemas crónicos do sector!

No Parlamento, 3 projectos do PCP para combater a precariedade, garantir direitos e valorizar professores e educadores foram rejeitados:
❌ PSD e CDS contra; ⚪️ PS e IL abstiveram-se.

As nossas propostas rejeitadas 🔴:
🔹 Contabilização integral do tempo de serviço dos professores e educadores
🔹 Vinculação extraordinária de todos os docentes com três ou mais anos de serviço
🔹 Valorização das longas carreiras contributivas e aplicação de um regime de aposentação específico para professores e educadores

Onde está o compromisso destes partidos com os professores?

Falam em "estabilidade" mas votam contra. Queixam-se da falta de professores mas perpetuam a precariedade. Hipocrisia!

O PCP não desiste: luta todos os dias por uma escola pública democrática, com direitos, dignidade e respeito por quem nela trabalha!
Salários e o "choque salarial": o que o PS diz e o que o PS faz
🚨🏥Governo PSD/CDS quer entregar a saúde de 2,5 milhões de pessoas ao negócio da doença

Aproveitando a estrutura criada pelo anterior Governo do PS, que criou as Unidades Locais de Saúde (ULS), o Governo PSD/CDS lançou o processo de privatização da gestão, não só de cinco importantes hospitais do Serviço Nacional de Saúde, mas também das unidades dos cuidados primários de saúde que lhes foram anexadas no início de 2024.

Objectivos que podem e devem ser derrotados nas próximas eleições garantindo às unidades do Serviço Nacional de Saúde uma gestão pública, democrática, com autonomia e recursos humanos e financeiros adequados, capaz de responder com qualidade às necessidades das populações como o PCP defende.

👉 Vê aqui a nota completa
📢 11 de Março de 1975 | Trabalhadores derrotam golpe e levam revolução à economia

Há 50 anos, as forças contra-revolucionárias tentam um golpe militar.

A tentativa de golpe das forças contra-revolucionárias foi derrotada pelos trabalhadores e o povo aliados aos militares revolucionários do MFA. Este acontecimento consolidou a liberdade conquistada a 25 de Abril de 1974, afastou as classes dominantes do poder político e aboliu, no fundamental, o seu poder económico, abrindo caminho às nacionalizações, colocando a economina ao serviço do povo e do desenvolvimento do País.

👉 Conhece a história: Dossier 11 Março 1975 ➡️ www.pcp.pt/11marco75
18.02.202508:05
✊ O Carlos Correia, trabalhador da Autoeuropa, trabalha por turnos e explica as consequências pessoais e familiares deste tipo de horários.

👉 Descobre aqui como assinar o abaixo-assinado do PCP "Aumentar salários e pensões - para uma vida melhor"
19.03.202519:51
🇵🇸🕊️Fim ao massacre!

O brutal ataque lançado por Israel sobre a população palestiniana da Faixa de Gaza que provocou centenas de mortos e mais de mil feridos, muitos dos quais crianças, confirma que Israel não abandonou a intenção de prosseguir com o genocídio na Faixa de Gaza, como aliás o confirmava a decisão de impedir a entrada naquele território palestiniano da ajuda humanitária.

👉O PCP reafirma a sua solidariedade com o povo palestiniano e a sua luta de libertação nacional e apela à firme condenação da violação do cessar-fogo por parte de Israel e de mais este hediondo crime contra o povo palestiniano.

🚩O PCP esteve presente na manifestação em Lisboa convocada pelo CPPC, o MPPM, a CGTP-IN e o Projecto Ruído.
18.03.202515:58
🇵🇸🕊️Fim ao massacre do povo palestiniano.

O PCP condena veementemente o brutal ataque lançado esta madrugada por Israel sobre a população palestiniana da Faixa de Gaza que provocou centenas de mortos e mais de mil feridos, muitos dos quais crianças.

👉Este novo massacre confirma que Israel não abandonou a intenção de prosseguir com o genocídio na Faixa de Gaza, como aliás o confirmava a decisão de impedir a entrada naquele território palestiniano da ajuda humanitária, em violação aberta dos termos do acordo.

🔗Lê aqui a nota completa.
Os estudantes vão sair à rua para reivindicar «obras, democracia, avaliação contínua, mais investimento e valorização da Escola Pública», avança o movimento «Voz aos Estudantes».
👉 Lê aqui: https://www.avante.pt/pt/2676/nacional/178851/Semana-Nacional-de-Luta-do-Ensino-Secund%C3%A1rio.htm
🗞 Assina o Avante! — https://www.avante.pt/pt/2676/?tpl=180
❌🎓A proposta do PCP para revogar o regime fundacional e estabelecer um modelo de gestão democrática das instituições públicas de ensino superior foi rejeitada com os votos contra do PSD, PS, Chega, IL e CDS-PP e a abstenção do PAN.

👉A implementação do RJIES contrariou a participação e gestão democráticas, afastando os funcionários e não assegurando a participação dos estudantes na gestão das instituições. Já a implementação do regime fundacional abriu caminho para a privatização e mercantilização das instituições públicas.

✊São precisas alterações profundas que combatam este caminho e que passam não só pela alteração do RJIES, mas forçosamente pela melhoria do investimento nas IES por via de uma nova Lei do Financiamento, bem como de mais apoios ao nível da Acção Social para os estudantes.
10.03.202520:09
Fim imediato aos massacres contra as populações na Síria

👉 Vê mais aqui
17.02.202520:33
⏰O Paulo Coelho, trabalhador da Coca-Cola, é uma das 1.800.000 pessoas que trabalha por turnos em Portugal. São sonos trocados, casais a viver em contramão, crianças à guarda dos avós ou de amigos, desregulação de salários e vidas. Elos deslaçados.
A banalização do trabalho por turnos não é nem uma inevitabilidade nem foi sempre assim.
E com organização e firmeza, será uma inevitável que os trabalhadores voltem a impor a decência, o direito ao descanso e a sua vida à frente do lucro da casta que os explora.

👉 Descobre aqui como assinar o abaixo-assinado do PCP "Aumentar salários e pensões - para uma vida melhor": https://pcp.pt/queroassinar
É urgente salvar a Academia dos Amadores de Música!

João Ferreira, vereador e candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, demonstrou a solidariedade com a luta dos alunos, professores, trabalhadores e pais da Academia de Amadores de Música que se manifestaram hoje na Praça do Município por uma solução urgente para salvar esta instituição.
🇵🇸 FIM AO MASSACRE! SOLIDARIEDADE COM A PALESTINA!

Um brutal ataque lançado esta madrugada por Israel sobre a população palestiniana da Faixa de Gaza que provocou centenas de mortos e mais de mil feridos, muitos dos quais crianças. Não podemos calar perante este novo massacre.

O PCP apela à tua participação na iniciativa de solidariedade com o povo palestiniano promovida por diversas organizações do movimento da paz e de solidariedade com o povo palestiniano.

Juntos, reafirmamos a solidariedade com o povo palestiniano e condenamos a violação do acordo de cessar-fogo por parte de Israel e de mais este hediondo crime contra o povo palestiniano.

🗓️ 19 de Março (quarta-feira)
🕧 18h
📍 Lisboa, Rossio


📢 PARTILHA E MOBILIZA! A PALESTINA PRECISA DE TI! 🇵🇸🇵🇹
✅🔬A proposta do PCP para prorrogar o regime transitório para a utilização de embriões resultantes de doações sob o regime de anonimato foi aprovada por unanimidade.

👉Os gâmetas e embriões doados são de enorme importância para a concretização de tratamentos de infertilidade. Muitas famílias aguardam em listas de espera pela doação de gâmetas e de embriões para prosseguirem os seus tratamentos. Os tempos de espera são elevadíssimos, podendo atingir três anos de espera.

🚩O PCP entende que os gâmetas e embriões resultantes de doações ao abrigo do anterior regime devem poder continuar a ser utilizados, até tendo em consideração a insuficiência de material biológico e as longas listas de espera para acesso às técnicas de procriação medicamente assistida, por isso propôs a prorrogação por mais cinco anos do regime transitório.
12.03.202517:09
🚨👉"Este governo foi um autêntico gestor de negócios privados. (...) Parafraseando Luís Montenegro, o País está pior e a vida das pessoas também está pior."

🚩Intervenção de Bernardino Soares em debate na CNN
10.03.202519:28
🚩 Defender os trabalhadores por turnos, em trabalho nocturno e laboração contínua!

O trabalho nocturno e por turnos exige um esforço suplementar, provoca perturbações de sono e limita a vida social dos trabalhadores. É urgente limitar, salvaguardar e reparar os efeitos que este tipo de trabalho tem na saúde de quem o realiza.

O que falta?
- Fixação e cumprimento do horário de trabalho
- Respeito pelos tempos de descanso
- Condições de pagamento e compensação justas
- Articulação da vida profissional com a pessoal e familiar
- Direito à antecipação da reforma

O trabalho nocturno em sectores não essenciais não é inevitável. Um país de progresso defende quem cá trabalha!

✊ Está na tua mão, com a luta, tornar isto realidade! Junta-te a esta luta e junta o teu nome ao abaixo-assinado do PCP em www.pcp.pt/queroassinar
📢 Jornadas Parlamentares do PCP no Distrito de Leiria

Hoje demos início às nossas Jornadas Parlamentares, com as intervenções de Paulo Raimundo e Paula Santos. Um momento para afirmar a centralidade dos direitos, dos serviços públicos e da produção nacional – três pilares inseparáveis para o desenvolvimento do País e a melhoria das condições de vida do nosso povo.

Estes pilares contrastam com a propaganda do actual Governo, submisso à UE e à NATO, que finge resolver problemas mas, na verdade, agrava-os, servindo a agenda dos grupos económicos e das multinacionais.

Perante esta realidade, o PCP não se limita a denunciar. Combate as injustiças e as desigualdades, responsabiliza os autores desta política de direita e apresenta soluções concretas para o curto, médio e longo prazo.

Nestas Jornadas, debruçamo-nos sobre propostas que rompem com o que tem sido praticado e abrem caminho para uma alternativa verdadeira, baseada na Constituição e nos direitos dos trabalhadores e do povo.

Sabe mais aqui
Показано 1 - 24 із 33
Увійдіть, щоб розблокувати більше функціональності.