A principal característica do metabolismo das gorduras é o comportamento estável da glicemia.
Parece que são coisas separadas, mas a nossa central de energia monitoriza todos os combustíveis ao mesmo tempo. Quando priorizamos a gordura como fonte energética, o comportamento da glicemia é mais estável. Como tenho menos glicose, ela é “poupada” e por isso não há quebras. Como não ingerimos glicose, esta não sobe. Portanto fica como uma linha reta. Lindo, né?
A estabilidade glicémica em não diabéticos está associada a melhores resultados de saúde, particularmente no que diz respeito à saúde cardiovascular e à função metabólica. Estudos indicam que a manutenção de níveis estáveis de glicose pode reduzir significativamente o risco de doença cardiovascular e outras complicações de saúde a longo prazo.
Um estudo envolvendo 37.970 participantes não diabéticos apresentou cinco padrões de trajetória de sucesso de saúde cardiovascular, sendo que aqueles no padrão de alta estabilidade demonstraram um risco 78% menor de DCV em comparação com o grupo de baixa estabilidade.
Meço minha glicemia durante 14 dias seguidos com o monitor CGM GS1 SIBIO, da @sibionicscgm @sibionics.brasil , disponível no link na bio!
Zhou, H., Ding, X., Wu, S., Yan, J., & Cao, J. (2023). Association of cardiovascular health score trajectory and risk of subsequent cardiovascular disease in non-diabetic population: A cohort study. BMC Public Health.
#glicemia #CGM #sibionics #sibionicsCGM #SIBionicsGS1 #glucose #glucosemonitor #diabetes #keto