Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
ᴏʙsᴇʀᴠᴀᴛᴏʀɪᴏ ɢᴇᴏᴘᴏʟɪᴛɪᴄᴏ²⁴ʰ avatar
ᴏʙsᴇʀᴠᴀᴛᴏʀɪᴏ ɢᴇᴏᴘᴏʟɪᴛɪᴄᴏ²⁴ʰ
ᴏʙsᴇʀᴠᴀᴛᴏʀɪᴏ ɢᴇᴏᴘᴏʟɪᴛɪᴄᴏ²⁴ʰ avatar
ᴏʙsᴇʀᴠᴀᴛᴏʀɪᴏ ɢᴇᴏᴘᴏʟɪᴛɪᴄᴏ²⁴ʰ
19.04.202513:02
🇷🇺 Cientistas russos testam com sucesso a primeira planta industrial para produção de cristais de nitreto de gálio em substratos de silício.

O feito marca um avanço para a microeletrônica russa, já que o nitreto de gálio é essencial para componentes de alta frequência. A Rússia torna-se o quarto país do mundo a produzir esse tipo de equipamento, com produção em massa prevista ainda para este ano.

O projeto foi desenvolvido por especialistas do JSC NIITM, Centro Científico e Técnico de Microeletrônica da Academia Russa de Ciências e Soft-Impact LLC.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:42
🇺🇸🇦🇫 O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou a deportação de cristãos afegãos até a Sexta-feira Santa, antes da semana da Páscoa. A medida afeta refugiados e aqueles que buscam asilo nos EUA desde a retirada das tropas americanas do Afeganistão.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:37
A China reagiu firmemente às acusações feitas pelo governo ucraniano de que estaria enviando armas e outros materiais para a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores chinês descreveu essas alegações como "infundadas" e uma forma de "manipulação política".

As acusações surgiram depois que o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, afirmou que a China estaria fornecendo armas e pólvora para apoiar o esforço de guerra russo. Essas alegações geraram preocupações em Kiev, pois a China tem sido vista como uma potência neutra no conflito, ao mesmo tempo em que mantém relações estratégicas com a Rússia.

Por outro lado, na semana anterior, o Kremlin refutou declarações feitas por Zelensky sobre a captura de dois cidadãos chineses pelas forças ucranianas, alegando que essas informações eram falsas. A relação entre a China e a Ucrânia tem sido um ponto sensível à medida que a guerra na Ucrânia continua e o papel de Pequim no cenário global se torna cada vez mais relevante.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:33
🇺🇦 Zelensky estende a proibição da lei marcial para a realização de eleições

A medida foi prorrogada por mais 90 dias, até 6 de agosto.

O ex-presidente ucraniano Pyotr Poroshenko afirmou esta semana que o gabinete do líder do regime de Kiev está abusando das medidas para seus próprios fins.

@ObservatorioGeopolitico
🇮🇷 O exército iraniano está movimentando mísseis balísticos intercontinentais russos para a fronteira do Iraque, onde estão as tropas dos Estados Unidos.

Estima-se que o Irã pode acertar Tel Aviv em minutos e causar fortíssimas baixas nas tropas dos Estados Unidos no Iraque.

O comando dos Estados Unidos está calculando as medidas a serem tomadas.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:45
🇷🇺🇺🇳 Moscovo convoca o Conselho de Segurança da ONU sobre o moratório de ataques à energia

A Rússia solicitou consultas fechadas no Conselho de Segurança da ONU para discutir o moratório sobre ataques a instalações energéticas da Rússia e da Ucrânia, cujo prazo de validade termina hoje. A parte ucraniana violou o moratório quase todos os dias. A Rússia pretende anunciar isso na ONU, fornecendo provas para mostrar que Kiev não é confiável, e continuar seus ataques à energia ucraniana com os mísseis acumulados ao longo do mês.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:41
🇺🇸🇸🇾 O deputado republicano Cory Mills, acompanhado por Stutzman e uma delegação sírio-americana, fez uma visita histórica a Damasco. A primeira de autoridades dos EUA em anos, organizada por uma organização síria sem fins lucrativos, incluirá um tour pelos locais dos "crimes de Assad". Mills expressou sua esperança de que a Síria reforce suas relações comerciais e econômicas com os EUA. A delegação deve se reunir com o novo líder sírio, Al-Sharaa.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:36
🇨🇳 China reage às acusações de Kiev sobre supostas envio de armas para a Rússia

@ObservatorioGeopolitico
🇮🇹 Ruas italianas são inundadas devido ao mau tempo em Pont-Saint-Martin

A mídia local informa ainda que mais de 90 deslizamentos de terra ocorreram como resultado das intempéries na região Valle d'Aosta, no noroeste da Itália.

@ObservatorioGeopolitico
🇨🇳 🇵🇭 — Mar da China Meridional: Dois navios da Guarda Costeira chinesa assediando um pequeno barco filipino perto de Scarborough Shoal.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:44
🇺🇦🔥 Museu do Patrimônio Cultural Ucraniano pega fogo no Canadá

Um incêndio consumiu uma "vila do patrimônio cultural ucraniano", localizada perto da cidade de Edmonton, na província de Alberta. A polícia canadense confirmou que o fogo se alastrou para estruturas na vila e pediu ao público que evitasse a área e utilizasse rotas alternativas para deslocamento. Foi inicialmente anunciada uma evacuação, mas ela foi posteriormente cancelada.

@ObservatorioGeopolitico
🇺🇦 Tenente-Coronel da Força Aérea ucraniana falece, possivelmente durante um ataque na retaguarda russa. Não parece ser um piloto.

@ObservatorioGeopolitico
🪐 Evidências de vida são detectadas a 120 anos-luz da Terra

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202501:24
🇺🇸🇷🇺 Trump não descartou a possibilidade de acabar com a ajuda militar à Ucrânia, mas destacou que acredita em um acordo de paz alcançável.

Outros pontos importantes das suas declarações:

Washington se retirará das negociações se uma das partes sabotá-las.

Trump afirmou que não é "brincado" e está tentando ajudar, referindo que a guerra é "de Biden".

Embora não haja um prazo definido, os EUA desejam um acordo rápido sobre a Ucrânia.

Trump vê uma "boa chance" de um acordo na Ucrânia.


@ObservatorioGeopolitico
🇷🇺⚰️🇺🇦 - Houve uma troca de corpos entre forças russas e ucranianas.

41 corpos russos foram devolvidos, 909 corpos ucranianos foram devolvidos.

@ObservatorioGeopolitico
17.04.202522:30
🇪🇺 🇺🇦 — A União Europeia está considerando enviar "conselheiros militares" à Ucrânia para organizar treinamento para o exército ucraniano, disse a porta-voz da Comissão Europeia, Anitta Hipper, em uma coletiva de imprensa em Bruxelas em 16 de abril.

"Isso foi realmente discutido", disse Hipper. "Mas o objetivo principal é apoiar e fortalecer a Ucrânia o máximo possível."

"As discussões sobre a adaptação da missão estão em andamento, mas não há mais nada que eu possa fornecer neste momento", acrescentou.

A chefe de política externa da UE, Kaja Kallas, já mencionou conversas sobre uma possível missão de treinamento.

"Temos a missão de treinar soldados ucranianos; mais de 73.000 soldados já receberam treinamento. É por isso que hoje (14 de abril) também estamos discutindo o que mais podemos fazer em relação a essas missões", disse Kallas.

"Deveríamos expandir o mandato das missões para contribuir com as garantias de segurança da coalizão dos dispostos?" ele acrescentou.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:44
🇲🇩 Analista brasileiro: Moldávia abraça russofobia ao impedir bispo ortodoxo de receber Fogo Sagrado

O analista Lucas Leiroz, do Centro de Estudos Geoestratégicos, afirmou que a decisão das autoridades da Moldávia de impedir o arcebispo Markell de viajar para Israel para receber o Fogo Sagrado reflete uma postura russofóbica do governo moldavo. Leiroz destacou que a Ortodoxia é essencial para a identidade moldava, e que a medida visa excluir tudo que tenha conexão com a Rússia, incluindo a fé ortodoxa. Ele apontou que o governo moldavo está seguindo uma linha similar à da Ucrânia em relação à eliminação de laços históricos e culturais com a Rússia.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:39
🇺🇸 Trump dispara tarifaço contra a África: como o continente pode se defender da tributação?

As tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, estremeceram o cenário internacional. Para países africanos, as taxas alfandegárias chegaram a até 50%. O que explica a mão pesada dos EUA contra a África?

Trump começou a comentar sobre aumentos de tarifas, justificando a ação como uma medida para proteger a indústria americana, aumentar a receita do país e confrontar a China. No entanto, os motivos foram se tornando cada vez menos claros, e países africanos sofreram com imposições pesadas de até 50%, como no caso do Lesoto.

Antes das iniciativas de Trump, o continente africano já enfrentava uma tarifa de 10% imposta pelos EUA, lembra Daiane Rodrigues dos Santos, professora do Departamento de Análise Econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

"Trump não está avaliando país por país, região por região. Seu movimento é voltado para os interesses americanos. Ele não está muito preocupado com o impacto real dessa decisão em outras economias, especialmente na economia africana", acredita a especialista.

Para Renan Silva, professor do Ibmec Brasília e gestor da Bluemetrix Asset, as tarifas elevadas direcionadas à África são uma resposta dos EUA aos parceiros chineses.

"Me parece que o recado é o seguinte: vou taxar a China, mas se a China resolver produzir mais na África ou deslocar sua produção para lá, vocês também serão taxados por essa relação direta com a China", explica.

A presença chinesa no continente africano, com grandes projetos de infraestrutura e reestruturação, especialmente a partir da Iniciativa Cinturão e Rota, conhecida como Nova Rota da Seda, é expressiva.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202512:34
🇺🇸 OTAN cede a Trump e abandona a linguagem 'woke'

As autoridades do bloco estão suavizando a linguagem sobre questões climáticas, de gênero e diversidade como forma de se proteger contra possíveis retaliações do presidente dos EUA.

"Todo mundo vê nos noticiários a postura do governo Trump: ninguém quer fazer nada para dar um tiro no próprio pé", disse um funcionário do bloco militar ao Politico.

Na terça-feira, os meios de comunicação informaram que Trump propôs cortar o orçamento do Departamento de Estado em quase 50%, o que afetaria significativamente o financiamento interno para a OTAN.

@ObservatorioGeopolitico
19.04.202501:22
Em 18 de abril de 2025, Rússia e Ucrânia realizaram uma operação de troca de corpos de combatentes mortos, mediada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, na qual 909 corpos de soldados ucranianos foram devolvidos à Ucrânia e 41 corpos de soldados russos foram devolvidos à Rússia.

Detalhes da Troca de Corpos

Corpos Ucranianos Recebidos

A Ucrânia recebeu os restos mortais de 909 defensores caídos, conforme informado pelo Quartel‑General de Coordenação para o Tratamento de Prisioneiros de Guerra em Kiev .

Corpos Russos Devolvidos

Segundo a imprensa russa e blogueiros militares, 41 corpos de soldados russos foram repatriados de volta à Rússia, citando depoimentos do deputado Shamsail Saraliev .

Contexto e Importância

Essa repatriação humanitária é uma das poucas áreas de cooperação contínua entre Moscou e Kiev desde o início da invasão em fevereiro de 2022, ressaltando o papel do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na mediação desses acordos .
♥️ Sempre que busco ilustrar eventos geopolíticos para vocês, a Sputnik Brasil é uma fonte para obter vídeos e materiais relevantes.

Eles são os únicos que oferecem cobertura em tempo real e de qualidade sobre os acontecimentos que envolvem o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Recomendo porque tem alto valor no peso da informação, em especial, na informação que ainda virá nos próximos meses.

Acessem a Sputnik Brasil pelo link: https://t.me/+w7LO0a42hB83NGQy

⚡️⚡️⚡️⚡️
Reposted from:
Sputnik Brasil avatar
Sputnik Brasil
🇧🇷🇵🇾🚨 Lula cobrou explicação de chefes da Abin e da PF em reunião tensa sobre espionagem

De acordo com o que divulgou a Folha de S.Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ao Palácio do Planalto nas últimas semanas os chefes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, e da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, para cobrar explicações sobre uma operação de espionagem contra o Paraguai.

Segundo relatos citados pela mídia, a reunião foi tensa.

O encontro ocorreu após reportagens do portal UOL revelarem uma ação secreta da Abin, que hackeou autoridades paraguaias em meio a negociações sobre valores da energia da usina de Itaipu.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Shown 1 - 24 of 1517
Log in to unlock more functionality.