🇧🇷 Sobre a luta ideológica
Eu era uma criança muito ativa e alegre, por isso meus pais têm uma coleção de histórias engraçadas da minha infância. Uma delas aconteceu no auge da perestroika, por volta de 1995, quando meu pai me levou, ainda na época do jardim de infância, para visitar avó.
Como era uma viagem curta de trem, com apenas duas paradas, nem chegamos a entrar no vagão e ficamos no corredor. Eu, como de costume, girava em torno do meu pai e falava alguma coisa sem parar.
Pouco antes de chegarmos à nossa estação, um senhor idoso, com um velho paletó marrom e medalhas brilhantes no peito, saiu para o corredor.
Ele estava de bom humor e, ao ver uma criança animada, trocou algumas palavras com meu pai. Depois, inclinando-se para mim, fez uma pergunta bastante inesperada:
"Me diga, meu anjinho, você sabe quem foi o vovô Lenin?".
Das poucas prateleiras do meu ainda pequeno arquivo de conhecimentos sobre o mundo, veio prontamente a resposta: "Sim, eu sei! Assassino de povos!" 🫣😂🤦🏼♀️
Agora, imagine o absurdo de dizer isso a um veterano da Grande Guerra Patriótica, que lutou pela pátria soviética. Os olhos do senhor se arregalaram de horror, ele cambaleou para trás e, apoiando-se na parede do corredor, olhou para o pai em estado de choque 😳
Meu pai, que provavelmente ficou tão surpreso quanto o senhor, começou a se desculpar embaraçado: "Não faço ideia de onde ela tirou isso... Desculpe... Vamos ter uma conversa com a criança."
Felizmente para o meu pai, naquele momento as portas do trem se abriram, permitindo uma fuga rápida. Naquele dia, eu aprendi quem era o vovô Lenin e por que não se deve dizer tais coisas a outros avôs.
Mas de onde veio isso na minha cabecinha de cinco anos? Não havia anti-soviéticos na família. Na creche também não lembro de termos discutido a Revolução de Outubro 😂 Ou seja, esse “conhecimento” provavelmente veio de algum programa de televisão.
Depois desse incidente, para reforçar o aprendizado, toda vez que passávamos por um monumento de Lenin (e há várias em cada cidade da Rússia), meus pais me perguntavam: "Yuliana, você lembra o que o vovô Lenin fez?"
E eu sempre respondia alto e claro: "Sim! Ele fez uma APRESENTAÇÃO!" 🤣🤣🤣 A palavra "revolução" era um pouco complicada para mim naquela época 😂
Perfeito ficou não, claro, mas acredito que na luta pelo meu consciente, meus pais derrotaram a propaganda ocidental 😂