Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Мир сегодня с "Юрий Подоляка"
Труха⚡️Україна
Труха⚡️Україна
Николаевский Ванёк
Николаевский Ванёк
Sputnik Brasil avatar
Sputnik Brasil
Sputnik Brasil avatar
Sputnik Brasil
💬 O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (6) que o tarifaço imposto ao redor do mundo pelo governo do presidente estadunidense, Donald Trump, tende a beneficiar o agronegócio brasileiro.

Durante o almoço promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Alckmin ainda defendeu que o Brasil busque um diálogo com os Estados Unidos em vez de promover retaliações.

#CitaçãodoDia

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
✝️🇧🇷 Cristo Redentor homenageia papa Francisco com projeção emocionante no Rio de Janeiro

No último domingo (4), o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganhou uma projeção especial em homenagem ao papa Francisco.

A iniciativa marcou o fim dos nove dias da Novendiali, período tradicional de orações após a morte de um papa; neste caso, uma edição simbólica em celebração à vida do pontífice.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
05.05.202520:42
🌪️🏚️ Vendaval destrói casas em Belém

Um forte vendaval atingiu o bairro Maracajá, em Belém (PA), e viralizou nas redes nesta segunda-feira (5). As imagens mostram casas destelhadas, árvores no chão e moradores em choque com a força do vento.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 40 famílias foram afetadas e três casas ficaram completamente destruídas. Ninguém ficou ferido.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
💬 Nesta segunda-feira (5), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que a Corte se "orientou pelo dever de ação que decorre da Constituição" ao julgar os envolvidos nos atos do 8 de Janeiro e disse que o STF agiu em defesa da democracia.

O ministro fez a fala durante discurso em evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Madri, na Espanha.

#CitaçãodoDia

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
‼️🗣 Cessar-fogo russo é de grande importância, diz Donald Trump

A repórteres na Casa Branca, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o cessar-fogo de três dias imposto neste mês pelo presidente russo, Vladimir Putin, é de grande importância.

"É bastante, se vocês soubessem de onde partimos."


Ambos os lados no conflito ucraniano estão comprometidos em chegar a uma solução, acrescentou.

Siga a
@sputnikbrasil no Telegram
🇷🇺⚔️ 80 dias até a Vitória: relembre os acontecimentos do dia 4

O Exército Vermelho tomou Swinemunde, um grande porto e base militar naval no Báltico. Eclodiu em Praga uma rebelião antifascista.

#DiadaVitória80

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
❗️Omã negocia cessar-fogo entre EUA e Houthis

Estados Unidos e movimento Ansar Allah, do Iêmen, também conhecido como houthis, concordam com cessar-fogo mediado pelo Omã, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores omani.

"No futuro, nenhum dos lados atacará o outro, incluindo navios norte-americanos no mar Vermelho e no estreito de Bab el-Mandeb, garantindo a liberdade de navegação e o fluxo ininterrupto de transporte comercial internacional."


Mais cedo, o porta-voz adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), Farhan Haq disse os esforços para acalmar a situação no Iêmen são bem-vindos após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar que estava dialogando com o Ansar Allah.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
🗣🪖⚔️'Constrangimento e indignação': Mucio comenta julgamento de militares e cobra mais verba

Em meio ao julgamento de novos réus militares acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, disse nesta segunda-feira (5) que a maioria dos militares deseja a pacificação e lamenta o envolvimento de colegas nos ataques à democracia.

Em sua avaliação, o encerramento dos processos judiciais pode ajudar a restabelecer o ambiente de normalidade nas Forças Armadas.

"Torcemos que tudo isso passe para que nós possamos voltar ao nosso sentimento de normalidade e possamos trabalhar sem a aura, a nuvem da suspeição que atinge a muitos, mas só alguns poucos são os responsáveis."


Durante o almoço empresarial promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), em São Paulo (SP), Mucio afirmou que deseja que as investigações sejam concluídas de forma transparente e isenta, a fim de preservar a reputação das forças. "A nós interessa que tudo seja absolutamente excluído, tudo interessa mais a eles. […] há muitos que querem somente a verdade."

No mesmo evento, Mucio defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2023, que propõe a transferência automática para a reserva de militares das Forças Armadas que decidirem se candidatar a cargos eletivos.

"A nossa PEC é para que quem for e se eleger, ótimo. Se não se eleger, ele está fora da vida política, mas não é novidade no Brasil, porque o juiz quando sai não volta. O promotor quando sai não volta, porque ele se elege com prerrogativas, com ferramentas do Estado, que usa para se eleger e volta para lá", afirmou.


A PEC enfrenta resistência na Câmara, especialmente entre parlamentares ligados às polícias militares estaduais. "As polícias perceberam que isso poderia atingi-las. Você tem delegado tal que é deputado, aí houve burburinho."

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
💥💣 Bombardeio de EUA e Israel deixa mortos e mais de 40 feridos

Duas pessoas morreram e outras 42 ficaram feridas após bombardeios israelenses e norte-americanos atingirem uma fábrica de cimento na cidade de Al-Hodeidah, no oeste do Iêmen. O ataque ocorreu no distrito de Bajil e foi denunciado pela emissora Al-Masirah.

O ministro da Informação do Iêmen, Hashem Sharaf al-Din, afirmou que o ataque "expande a lista de alvos israelenses" que as Forças Armadas do país considerarão de agora em diante.

A escalada agrava o risco de uma nova frente de guerra se abrir na região, com o Iêmen prometendo endurecer sua postura contra Tel Aviv em meio ao conflito envolvendo a Faixa de Gaza.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
05.05.202518:48
📣💬 José Mucio relembra ataques em Brasília e defende PEC contra politização das Forças Armadas

Em coletiva, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, relembrou os impactos dos ataques às sedes dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023, dizendo que se sentiu constrangido ao ver colegas de longa data sob suspeição.

Ele também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2023, que propõe a transferência automática para a reserva de militares das Forças Armadas que decidirem se candidatar a cargos eletivos. Segundo o ministro, a medida visa preservar os pilares de hierarquia e disciplina das instituições militares, evitando o proselitismo político nos quartéis.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
05.05.202518:04
🇻🇳🐂 Moradora sai quase ilesa de horrível ataque de búfalo no Vietnã

Búfalo escapou do celeiro e atacou uma mulher em uma estrada da cidade vietnamita de Quang Ninh. Apesar das imagens aterrorizantes, a moradora não sofreu ferimentos sérios.

O animal foi logo capturado antes de atacar mais humanos.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
🗳🇻🇦Roma reúne cardeais para a eleição de um novo papa

Todos os 133 cardeais elegíveis para votar no próximo conclave já chegaram à cidade, informou a assessoria de imprensa do Vaticano.

O conclave será aberto em 7 de maio e começará depois que o mestre de cerimônias do papa pronunciar a fórmula latina extra omnes.

Tradicionalmente, o conclave é precedido por uma missa solene chamada "Pro Eligendo Romano Pontifice" ("pela eleição do pontífice romano", em tradução livre) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O futuro pontífice precisará de dois terços dos votos para ser eleito.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
⚠️🔥 'Fritando': PDT abandona base de Lula na Câmara

A bancada do PDT na Câmara decidiu nesta terça-feira (6) abandonar a base aliada do governo. Segundo o líder do partido na Casa, Mário Heringer, o partido atuará de forma independente após o Planalto deixar a legenda "fritando" e sem defesa.

"Demos o primeiro passo, que é nos tornarmos independentes. Foi uma decisão unânime da bancada. Por que não vamos ficar na base do governo? Porque o governo não deu reciprocidade, não cuidou de proteger [o ministro Carlos Lupi, que saiu recentemente da pasta e é filiado ao PDT]. Já estávamos em um clima muito ruim. Se existe a história da gota d'água, a gota d'água foi essa. O governo deixou o nosso partido fritando, sem defesa", disse Heringer.


Apesar de Wolney Queiroz assumir o Ministério da Previdência como nome pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a demissão de Lupi, o gesto não bastou. O clima já era ruim, e a saída do pedetista foi a gota d'água. Agora o PDT cogita inclusive não apoiar Lula em 2026. Ciro Gomes aparece como possível nome para representar a legenda na disputa presidencial.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
🗣💬🎮 Prelúdio de uma nova crise? Superfederação do centrão muda as 'regras do jogo', dizem analistas

Com um discurso de oposição e críticas veladas ao governo federal em seu manifesto de lançamento, a federação, intitulada União Progressista, contará com a maior bancada do Congresso, com 109 deputados, 14 senadores e cerca de R$ 1 bilhão no fundo eleitoral, além de 4 ministros no governo.

No entanto, apesar de fazer parte do governo, a nova União Progressista tem divergências ideológicas com o governo petista como, por exemplo, apoiar o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro.

À Sputnik Brasil, o professor titular de ciência política e coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ernani Carvalho, afirma que as federações foram implantadas na reforma eleitoral de 2021 com o objetivo de preservar partidos pequenos com linhas ideológicas específicas, mas sem desenvoltura eleitoral para ter vida política longeva.

"Essa união entre o União Brasil e o Progressistas, ao que tudo indica, vai nessa linha de capitanear com a regra do jogo e trazer para si um capital político fora do comum."


Mateus Mendes, mestre em ciência política, afirma que "a partir da revolução colorida de 2013, o Brasil entrou em uma crise, marcada pela instabilidade institucional e pelos avanços da agenda da direita".

"Assim, esses setores se impuseram aos governos Dilma, Temer, Bolsonaro e, agora, Lula. Então, hoje, o que temos é que o governo em geral — não apenas o governo Lula — não tem instrumentos eficazes para barganhar com o Legislativo."


A recusa do deputado Pedro Lucas (União-MA) ao convite para assumir o Ministério das Comunicações ilustra como hoje "é melhor ser líder de bancada no Congresso do que assumir um ministério". "Estamos em um círculo vicioso, de forma que a criação dessa federação é tanto resultado do que a crise acumulou até aqui quanto é o prelúdio de uma nova crise."

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
📊💸 Projeção da taxa de juros cai para 14,75% ao ano em 2025, aponta Banco Central

De acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Banco Central, a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, saiu de 15% para 14,75% em 2025. Para 2026 foram mantidas as estimativas de 12,5%.

Para a inflação, medida pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o relatório trouxe a revisão de redução de 5,55% para 5,53% neste ano e manteve a projeção para 2026 em 4,51%, como indicado na última edição. Mesmo na tolerância, a previsão ainda está acima da meta.

Para o produto interno bruto (PIB) do Brasil, as estimativas foram mantidas em 2% para 2025 e 1,7% para 2026.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
🛢📉 Petrobras reduz R$ 0,16 no litro do diesel para distribuidoras

Nesta segunda-feira (5), a Petrobras anunciou que vai reduzir o valor do diesel vendido às distribuidoras a partir de amanhã (6). O preço médio do diesel A passará a ser R$ 3,27 por litro — uma redução de R$ 0,16.

"Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,81/litro, uma redução de R$ 0,14 a cada litro de diesel B", informou a empresa em
nota.

A desvalorização do petróleo no mercado internacional tem levado às reduções no Brasil. Em 31 de março e em 17 de abril, a empresa já havia anunciado diminuições no preço do diesel.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
‼️ Vídeos mostram supostas imagens dos ataques dos EUA e de Israel em Al-Hodeidah.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
05.05.202517:14
‼️ Autoridades israelenses confirmam que a Força Aérea de Israel está realizando ataques na cidade portuária de Al-Hodeidah, no Iêmen.

Os ataques ocorrem em resposta a um ataque com míssil balístico houthi que atingiu a área próxima ao Aeroporto Internacional Ben Gurion ontem (4), ferindo várias pessoas.

Pouco antes dos ataques israelenses, a mídia iemenita noticiou ataques ocorridos pelos EUA perto da capital do Iêmen, Sanaa.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
🗣 A Europa está se tornando um grande obstáculo para o estabelecimento da paz na Ucrânia. "Os Estados Unidos devem agir", disse o ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos Scott Ritter em entrevista ao canal do YouTube Dialogue Works.

#BombandoHoje

👉 https://noticiabrasil.net.br/20250505/39390671.html

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
✍️ Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (5) pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revelou que 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é analfabeta funcional, ou seja, não consegue compreender textos simples nem identificar um número de telefone ou interpretar o preço de um produto. O índice está estagnado desde 2018.

O cenário piorou entre os jovens de 15 a 29 anos, com o percentual subindo de 14% para 16%. Pesquisadores apontam que o fechamento das escolas durante a pandemia pode ter contribuído diretamente para o aumento.

#NúmerodoDia

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
05.05.202519:32
🇨🇳🚅 China publica vídeo de produção de freios para o trem-bala mais veloz do mundo

O trem CR450, que atualmente segue passando testes, se destaca não só por sua velocidade recorde de 400 km/h, mas também pela capacidade de frenagem dessa velocidade para zero em menos de dois minutos.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
🗣🚨 Primeiro-ministro romeno renuncia e seu partido deixa o governo

O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (5).

A renúncia de Ciolacu ocorre após George Simion, líder do partido de oposição Aliança para a União dos Romenos (AUR), ficar em primeiro lugar, com 41% dos votos, no primeiro turno das eleições presidenciais do país. O candidato governista, Crin Antonescu, ficou em terceiro lugar.

O segundo turno das eleições será realizado em 18 de maio.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
05.05.202517:49
🗣❗️ 'Não tem mais dia 8', diz ministro da Defesa criticando politização das Forças Armadas

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, afirmou nesta segunda-feira (5) que riscou o 8 de Janeiro de seu calendário, referindo-se aos ataques às sedes dos Três Poderes em 2023.

"Essa data eu já risquei de todos os meus calendários, não tem mais dia 8", disse durante almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), em São Paulo (SP).


O evento reuniu empresários de setores estratégicos, como representantes da Embraer, o ex-governador João Doria, além de almirantes e secretários da área de Defesa.

Durante o discurso, Mucio criticou a politização das Forças Armadas. "Havia o constrangimento de ver amigos de décadas nas raias do mundo da suspeição", afirmou.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram
05.05.202517:08
‼️ EUA e Israel bombardeiam o porto e a cidade de Al-Hodeidah, no Iêmen, após o ataque com mísseis houthi ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, segundo o The Times of Israel.

Siga a
@sputnikbrasil no Telegram
Shown 1 - 24 of 7 110
Log in to unlock more functionality.